sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Marmita italiana! Fettuccine ao molho pesto com tiras de frango grelhado


Estava ontem no hortifruti perto da minha casa fazendo umas comprinhas do mês, quando eu sinto aquele cheiro maravilhoso e refrescante de manjericão. Parei tudo que estava fazendo e fui direto na estante de ervas para escolher um raminho pois já me veio a ideia de fazer um delicioso molho pesto, super fácil de fazer. Difícil mesmo foi escolher qual levar, pois era um ramo mais lindo e cheiroso que o outro rs!

Para quem não conhece, o molho pesto é um molho composto de manjericão, alho, azeite, sal, queijo parmesão, pinolli (um punhão típico de uma região do Mediterrâneo) e pecorino (um tipo de queijo). É um molho originário de Gênova, na Itália e antigamente era feito no pilão, num processo chamado pestello.

Como o pinolli é um pouco complicado de encontrar (a não ser em lojas de produtos importados), eu utilizei amendoim sem pele e sem sal, e no lugar do queijo pecorino eu utilizei mais queijo parmesão ralado.

Estamos falando de Gênova, então nada mais justo que fazer uma receita com sabor italiano! A marmita de hoje será um maravilhoso fettuccine ao molho pesto com tiras de frango grelhado. Hummmm *¬* 

O fettuccine eu fiz al dente e o frango eu cortei em tiras pequenas e temperei com orégano sal e pimenta, deixando grelhar por mais ou menos 5 minutos de cada lado. 

Ingredientes para o molho pesto
- 1 xícara de chá de manjericão lavados, sem o caule (lembre de secar bem para as folhas não enrugarem!)
- 30 gramas de amendoim sem casca e sem sal (pode ser nozes ou castanhas)
- 60 gramas de queijo parmesão ralado (se você tiver queijo pecorino, então serão 30 gramas de parmesão ralado e 30 gramas de pecorino)
- 2 dentes de alho amassado
- 1/2 xícara de chá de azeite extra virgem
- 1 colher de chá de sal

Modo de preparo:
- Coloque as folhas de manjericão, o alho e o sal no processador e misture.
- Aos poucos, vá adicionando o amendoim e o queijo parmesão até virar uma pasta.
- Adicione o azeite e misture mais um pouco.

Depois é só colocar o molho por cima da massa e do frango. Além de lindo ficou muito saboroso ^_^

Quem disse que a marmita não pode ser chique? Beijos e até mais =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário