quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Jambalaya: Um gostinho apimentado de Nova Orleans



As vezes para sair um pouco da rotina, gosto de experimentar comidas que tenham alguma história, aquelas que são passadas de geração em geração e quando comemos nos sentimos numa época distante, onde cozinhar não era só uma arte, mas um estilo de vida.

Pensando nisso, resolvi fazer o Jambalaya, um prato típico de Nova Orleans, no estado da Luisiana. Tem forte influência da paella espanhola, mas com traços da cultura negra pois leva bastante condimentos e legumes coloridos como o pimentão e ervilhas. Pode ser feita na versão creole (com tomate) ou na versão cajun (sem tomate). As opções de proteínas são variáveis, podendo conter frango, carne de porco e frutos do mar.

A receita que vou passar possui uma quantidade um pouco maior, pois acredito que vocês queiram aproveitar essa delícia na janta também! Algumas receitas pedem para cozinhar o arroz no caldo, mas como já tinha arroz pronto na cozinha, dei mais atenção ao resto dos ingredientes e depois misturei tudo. 

Receita de Jambalaya

Ingredientes:
- 250 gramas de arroz cozido
- 100 gramas de linguiça picada 
- 2 peitos de frango sem pele em cubos
- 1 cebola média picada
- 1 colher de chá de óleo de girassol
- 2 tomates picados
- 400 ml de caldo de galinha
- pimenta, sal e salsinha a gosto
- 1 pimentão amarelo pequeno picado
- 1 pimentão verde pequeno picado
- 50 gramas de ervilhas em lata

Modo de preparo:

- Aqueça o óleo e refogue a linguiça e a cebola até dourar.
- Abaixe o fogo e acrescente o frango e deixe cozinhando até o frango ficar branquinho. Mexa de vez em quando para não grudar.
- Junte o caldo de galinha, o sal, a pimenta e deixe cozinhando por 15 minutos.
- Adicione os pimentões, os tomates, a ervilha e a salsinha e cozinhe com a panela tampada por mais 20 minutos, ou até o caldo diminuir um pouco e engrossar.
- Desligue o fogo e misture com o arroz.

Sugestão: Se quiser deixar ainda mais condimentado, adicione pimenta tabasco.

Ficou uma delícia! Até o pessoal de casa elogiou rs
O bom de tirar um tempo para cozinhar é poder descobrir novos sabores, compartilhar com a família e ainda levar na marmita do dia seguinte ^_^

Espero que tenha gostado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário